Mas afinal, o que é Marketing de guerrilha? O que ela tem haver com as grandes marcas? Muito vem se falando desta pratica ultimamente, mas na verdade é uma tática antiga…
O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros. Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem, um dos exemplos famosos do marketing de guerrilha foi a utilizado no final do campeonato brasileiro de 2000 na copa João Avelange onde na final entre Vasco x São Caetano a aquipe do Vasco da Gama entrou com uma camisa com o logotipo do SBT estampado no uniforme, tudo normal se a partida não tivesse a transmissão exclusiva da Rede Globo!
Que grande golpe para Globo ver angustiantes 90 minutos de uma partida onde a emissora era obrigada a mostrar o símbolo do SBT para todo Brasil, Digamos que o SBT teve a mesma audiência que a Globo no maior horário de pico! para quem acompanhou aquela histórica partida pode presenciar o quanto a Globo evitou dar Closes nos jogadores, já que a qualquer close seria mostrado o símbolo da emissora de TV concorrente a que detinha os direitos e transmitia os jogos ao vivo.